Antônio Moraes pede mais funcionários para órgãos que fiscalizam barragens

As informações prestadas à Assembleia Legislativa pelas autoridades que garantem a conservação e a segurança das barragens no Estado mereceram considerações do deputado Antônio Moraes (PP), durante a Reunião Plenária dessa terça (19). Entre os assuntos trazidos pelas entidades, ele destacou a necessidade de que as equipes de fiscalização possam contar com mais profissionais.

Na última segunda (18), a Comissão Especial para Acompanhar a Situação das Barragens em Pernambuco recebeu os órgãos responsáveis por esses equipamentos no Estado. Os técnicos explicaram os detalhes sobre a situação dos reservatórios e os eventuais riscos que cada um apresenta às populações locais. Antônio Moraes, que preside o colegiado, elogiou as ações de prevenção apresentadas na reunião e as obras em andamento na Barragem de Jucazinho, localizada em Surubim (Agreste).

O parlamentar lamentou, no entanto, a pouca quantidade de fiscais à disposição das autoridades, e informou que irá solicitar uma audiência para tratar do tema diretamente com o Ministério da Integração Nacional – a que está subordinado o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs). “É importante que haja um mínimo de pessoal. Muitas dessas barragens têm mais de 50 anos, e precisam de acompanhamento”, frisou.