Política

Assembleia festeja 80 anos do Clube Português do Recife

Os 80 anos do Clube Português do Recife, a serem comemorados no próximo dia quatro, motivaram a realização de uma Reunião Solene na Assembleia, na noite desta segunda (Primeiro de dezembro), por iniciativa do deputado Ângelo Ferreira, do PSB. O deputado Ricardo Costa, do PMDB, comandou a solenidade. 

Em sua saudação, o peemedebista registrou que, em 1934, surgiu o Clube Português, tendo como primeiro presidente o empreendedor Antônio Gaspar Lajes. A iniciativa tinha o propósito de reunir os luso-brasileiros na capital pernambucana, promovendo atividades desportivas amadoras e estreitando os laços culturais entre brasileiros e portugueses. 

O deputado destacou que, atualmente, cerca de 30 mil pessoas integram a comunidade de portugueses e seus descendentes em Pernambuco. Ele também ressaltou que são relevantes as contribuições da comunidade lusitana na cultura, com destaque para o Gabinete Português de Leitura, e na Saúde, com o Real Hospital Português.

Ângelo Ferreira lembrou que coube ao ex-prefeito do Recife, Pelópidas Silveira, declarar de Utilidade Pública Municipal o Clube Português, em 1957. O deputado socialista listou que, em oito décadas de existência, a instituição se destaca em atividades desportistas amadoras, capazes de aproximar pessoas de culturas e classes diferentes. Ele citou como destaques do clube os times masculino e feminino de handebol, hóquei e natação. Segundo Ferreira, também são referência os eventos sociais, políticos e culturais, a exemplo dos bailes carnavalescos. 

O parlamentar ressaltou o trabalho da atual diretoria, parabenizando o presidente Luiz Vilella, que recebeu uma placa comemorativa pela passagem da data. Vilella recordou sua vivência no clube desde a infância. De acordo com o dirigente, o destino lhe trouxe o privilégio de presidir o Português nas comemorações de seus 80 anos. 

O deputado Diogo Moraes, do PSB, prestigiou a cerimônia, ao lado do deputado eleito Eduíno Brito, do PHS. Participaram da mesa da solenidade, o vice-presidente do Clube Português, Ramos André, o presidente da Associação dos Amigos do Porto, Rodolfo Moreira, e a presidente da academia pernambucana de Música, Leni Amorim

Deixe um comentário