Destaques Polícia

Bando invade Prefeitura de Carpina, amarra guarda e arromba caixas

Mais um prédio de prefeitura em Pernambuco foi invadido por ladrões que danificam caixas eletrônicos para roubar o dinheiro. Desta vez, o caso aconteceu em Carpina, na Zona da Mata Norte do estado. Os bandidos entraram na sede da administração municipal e renderam e amarraram um guarda municipal que estava fazendo a segurança. Na saída, ainda jogaram fora a chave do imóvel.

Nos últimos meses, ladrões também invadiram imóveis das Prefeituras de Lagoa do Carro, na Mata Norte, e Salgadinho, no Agreste, bem como a sede da Secretaria da Fazenda de Olinda.

Só este ano, pelo menos 25 ocorrências de assaltos com arrombamento ou explosão de terminais de autoatendimento foram registradas em Pernambuco. Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), o número de assaltos cresceu 31% nos três primeiros meses de 2016, em relação ao mesmo período de 2015.

A ação em Carpina aconteceu pouco depois da meia-noite desta quarta-feira (25). De acordo com a Polícia Militar, os bandidos entraram na prefeitura e foram até o posto da Caixa Econômica Federal (CEF). Passaram mais de duas horas, tempo mais do que suficiente para usar ferramentas e abrir dois caixas e levar dinheiro. A quantia não foi divulgada.

O arrombamento dos terminais só foi descoberto na manhã desta quarta. Funcionários chegaram para trabalhar e encontraram o guarda municipal que ainda estava amarrado. A área dos caixas está isolada. A Polícia Federal, responsável pelas investigações, enviou peritos e agentes para Carpina.

Caso semelhante
Em dezembro de 2015, a sede da Prefeitura de Carpina foi assaltada. Segundo a Polícia Militar, quatro homens invadiram o prédio e conseguiram arrombar um dos caixas eletrônicos. Os criminosos ainda fizeram um secretário municipal e funcionários públicos reféns.

Ainda de acordo com a PM, os assaltantes chegaram a pé por volta das 3h30 da manhã em um acesso por trás da sede do poder público. Ao entrar no local, os assaltantes, que estavam armados, renderam o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Antero Mota, um vigia e quatro funcionários da empresa 63, que finalizavam o serviço de pintura de sinalização de trânsito nas imediações.

As vítimas foram levadas para uma área dentro da Prefeitura, onde tiveram as mãos amarradas por uma fita adesiva. Ninguém ficou ferido. Em seguida, os criminosos foram até o espaço onde ficam dois caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal. Um foi arrombado com um maçarico. O outro permaneceu intacto.

Mais ousadia
Em abril deste ano, a polícia registrou várias ações ousadas de bandisos. Na madrugada do dia 12, uma quadrilha demonstrou grande poderio de fogo, ousadia e muita agressividade. A investida ocorreu ao lado de um núcleo de segurança. A Companhia de Operações Especiais (Cioe) foi acionada para desativar um explosivo deixado pela quadrilha na frente da Caixa Econômica Federal da Praia de Gaibu, alvo da quadrilha. A ideia dos criminosos era explodir um terminal de autoatendimento.

Assalto no  Cabo (Foto: Divulgação/ PCR)Banco fica junto de núcleo da Polícia Militar
(Foto: Divulgação/ PCR)

A ação policial para detonar a banana de dinamite obrigou a companhia de trânsito a isolar as vias nas proximidades da agência. Muita gente se reuniu para acompanhar o trabalho.

A ação dos bandidos, de acordo com a Polícia Militar, ocorreu por volta das 3h.  Os criminosos estavam em um carro branco. Com armas de grosso calibre, assaltantes efetuaram disparos contra o posto comunitário do 18º Batalhão da PM. Como nas investidas registradas no interior na semana passada, os assaltantes espalharam grampos nas ruas para dificultar a perseguição policial.

Sertão

assalto em triunfo (Foto: Divulgação)Em Triunfo, câmeras flagraram ação dos bandidos,
que acabaram presos (Foto: Divulgação)

No mesmo dia, bandidos também agiram em em Triunfo no Sertão pernambucano. Lá, os criminosos praticaram o crime por volta das 2h40. Mascarados explodiram os caixas eletrônicos. O grupo fugiu e acabou sendo interceptado em Custódia, na mesma região. Os policiais conseguiram prender dois integrantes da quadrilha e recuperou R$ 15 mil em dinheiro.

Outros casos
No início do mês, moradores de Macaparana e São Vicente Férrer viveram madrugada de terror. No dia 6, bandidos fortemente armados explodiram uma agência bancária em Macaparana e efetuaram muitos disparos de arma de grosso calibre em São Vicente Férrer.

A ação orquestrada começou por volta das 23h do dia 5 e acabou depois da 1h30 da quarta. Foi praticada por bandidos que portavam armamentos pesados e muitos explosivos potentes. Os assaltantes fugiram em quatro carros, com destino ao estado da Paraíba.

Em Macaparana, os assaltantes fecharam as duas entradas da cidade. A polícia confirmou que o bando colocou grampos nas ruas para dificultar a passagem dos carros da polícia.

Noite de terror na Mata Norte (Foto: Divulgação)Um carro foi incendiado na ação criminosa em
Macaparana (Foto: Divulgação)

Os ladrões usaram bombas e danificaram a estrutura do Banco do Brasil, no Centro. Pedaços de cédulas ficaram espalhadas pelas vias. Na saída, de acordo com relatos de moradores, deram muitos tiros. Há informações de que um carro foi incendiado.

Em São Vicente Férrer, a polícia informou que os bandidos agiram para impedir a saída de militares acionados para reforçar o efetivo de Macaparana.

De acordo com o coronel José Souza Filho, do 22º Batalhão da PM, os ladrões foram até a frente do destacamento e começaram a atirar. Duas viaturas foram atingidas. Uma delas estava estacionada na frente do prédio da PM.

Por isso, a  Polícia Militar enviou três viaturas de batalhões de outros municípios da região para ajudar a procurar os assaltantes. Entretanto, os militares foram surpreendidos por grampos colocados na estrada. Moradores relataram que foram ouvidos muitos tiros e explosões.

Artefatos
Este mês, policiais militares apreenderam em São Benedito do Sul, na Mata Sul, oito bananas de emulsão explosiva. Os artefatos estavam em carros abandonados. A PM também encontrou ferramentas, máscaras e grampos, como os que estão sendo usados pelas quadrilhas de assaltos a bancos em Pernambuco.

G1/PE

Deixe um comentário