Política

Brasão é símbolo da identidade cultural e política de Pernambuco

Criado no final do século 19 pelo então governador Barbosa Lima, o brasão de Pernambuco representa a marca do Governo até hoje. Apesar de pouco conhecido pela maioria da população, está presente em documentos e publicações ligados as três esferas do Poder: o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. 

Devido à complexidade de informações contidas em seu desenho, a população tem dificuldade em reconhecer o significado de cada um dos elementos que integram o brasão, ligados à história, economia e cultura da época em que o símbolo foi criado. 

O Farol do Picão se localizava entre os rios Capibaribe e Beberibe e foi desmontado em 1931 por ser considerado ultrapassado. A fita com estrelas e o leão representam, respectivamente, os municípios e a bravura do povo pernambucano. 

Os ramos de cana-de-açúcar e algodão fazem referência aos então marcos econômicos e as datas de 1710, 1817,1824 e 1889 simbolizam movimentos de importância para a história política do Estado. 

O professor de História da UFPE, George Cabral, explica, no DVD Símbolos de Pernambuco, produzido pela TV Alepe, que a possibilidade de reformulação do brasão para algo mais moderno e próximo do povo é pequena, já que os elementos retratados fazem parte da história. Na avaliação do professor, o Estado não vive mais de algodão e cana-de-açúcar, mas como esses pontos estão vinculados à tradição, fazem parte da herança histórica.

Deixe um comentário