Destaques Saúde Últimas Notícias

Carpina intensifica ações de prevenção ao câncer de próstata

novembro-azul-1
 Novembro é o mês marcado pelas ações de prevenção ao câncer de próstata, seguindo o movimento mundial “Novembro Azul”. Em Carpina, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando programações especiais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), voltadas ao combate da doença e conscientização do público masculino sobre a importância de realizar exames periódicos.
Equipes de saúde intensificaram os trabalhos dentro das UBS com palestras, orientações e visitas nos grupos familiares onde há histórico do problema. Para a Sec. de Saúde Jacilene Silva, o público masculino ainda tem receios em fazer o exame de próstata, sendo importante empondera-los sobre o assunto. “Estamos trabalhando dentro da campanha Novembro Azul fortalecendo as ações de prevenção contra o câncer de próstata e trazendo orientações da necessidade de se fazer o exame, como é feito e formas de prevenção”, afirmou a gestora.
O câncer de próstata pode ser diagnosticado por exames, sendo o principal o de toque retal, e pela dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico) no sangue, uma enzima produzida pelo corpo encontrada, principalmente, na próstata. “Os homens estão comparecendo nos postos para fazer exames de sangue, próstata, glicose, aferindo pressão, vendo altura, peso, pegando medicação e circunferência abdominal e todos os serviços que oferecemos. Todas as nossas atividades estão alinhadas em prol da campanha, está tudo azul”, disse a Enfermeira Chefe da UBS em Ipsep, Mariana.
O movimento “Novembro Azul” teve origem na Austrália, em 2003, ganhando adesão em vários países, incluindo o Brasil. As visitas médicas devem ocorrer anualmente, a partir dos 45 anos de idade. Se tratado no início, o tumor de câncer na próstata tem grande possibilidade de cura, o que não acontece em relação aos diagnósticos tardios. Se o tumor se expandir para além da próstata pode, inclusive, atingir outros órgãos, agravando a situação.

 

Deixe um comentário