Política

Comissão de Cidadania debate situação dos adolescentes internos de Pernambuco

A situação dos internos das unidades socioeducativas de Pernambuco foi novamente tema de audiência pública da Comissão de Cidadania. O Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente solicitou o encontro desta quarta- feira (9).

Segundo o coordenador da entidade, Silvino Neto, a reunião permitiu mostrar o que está acontecendo. De acordo com ele, desde janeiro deste ano, quando três jovens da Funase do Cabo de Santo Agostinho morreram durante uma rebelião, nenhuma modificação foi implementada.

Silvino Neto ressaltou a necessidade de mudanças na gestão, garantia de recursos para contratar profissionais qualificados e construção de novas unidades. O presidente do colegiado, Betinho Gomes, do PSDB, frisou a necessidade do Estado priorizar a criança e o adolescente.  O conselheiro tutelar do Recife, Gerailson Ribeiro, observou que os adolescentes deveriam estar privados apenas da liberdade, e não dos direitos. Segundo ele, não há iluminação nem ventilação nas celas, a comida não é de boa qualidade e as unidades estão superlotadas.

O secretário Executivo do Sistema Protetivo e Socioeducativo do Estado, Fernando Silva, afirmou que o Estado vai investir, até 2014, 85 milhões de reais no sistema. As principais medidas são a construção de dez novas unidades no Interior e Grande Recife, além de concurso público para contratar profissionais. De acordo com ele, o projeto de lei que prevê a iniciativa será enviado para a Assembleia em agosto deste ano.

 

Deixe um comentário