Saúde Últimas Notícias

Confira dicas para proteger a coluna e melhorar a postura

Dor na coluna é um problema bastante comum, geralmente causado porque as pessoas passam muito tempo sentadas ou com má postura ao sentar ou andar. Como fica sua postura quando você carregar sacolas pesadas, varrer o chão, ou amarrar os sapatos? Ficar atento a essas situações é importante para proteger a coluna e evitar dores nas costas.

Para quem passa longos períodos viajando de ônibus, é muito comum sentir dor, principalmente aqueles passageiros que não fazem atividade física e têm os músculos encurtados e fracos. A dica é fazer exercícios de fortalecimento e alongamento, de 3 a 5 minutos antes de viajar, para ter um conforto maior. Durante a viagem, use um travesseiro pequeno como apoio na coluna e também um apoio para o pescoço, para manter a curvatura normal da cervical.

Para as mães que amamentam, apoie bem as costas e o braço que segura o bebê, mantendo sempre o pescoço e a coluna retos. Algumas atividades do dia a dia também exigem cuidados, como varrer, por exemplo – a primeira dica é usar uma vassoura com cabo comprido, para não precisar se inclinar. Colocar uma perna à frente da outra, sempre contraindo o abdômen para deixar a coluna bem sustentada. Outro movimento errado que também pode prejudicar a coluna é se abaixar para pegar um objeto no chão – nessa situação, é fundamental dobrar os joelhos, mantendo a coluna ereta.

Para calçar um sapato e amarrar o cadarço, muita gente curva a coluna para realizar o movimento, mas isso é errado. O indicado é cruzar os joelhos, deixando a coluna reta, e se inclinando apenas um pouco para a frente.

Uma pessoa não deve carregar mais que 10% do seu peso. A mochila ideal é aquela que tem rodinhas ou duas alças e um ajuste na cintura. Para quem carrega bolsas ou pastas, o ideal é alternar as mãos ou o lado do ombro. Para dormir, o colchão não deve ser muito duro nem muito mole. O melhor jeito de deitar é de lado ou de barriga para cima.

É importante, ainda, prestar atenção à postura, que também pode ser um fator de risco para dores – um dos jeitos de melhorar é através da reeducação postural global, o RPG, técnica que mostra a maneira correta de se posicionar ao longo do dia. A grande maioria dos casos de dor, no entanto, exigem nada mais do que um simples analgésico ou uma atividade para reposicionar ou fortalecer a coluna. Com o tempo, as dores podem se transformar em quebra de vértebras, desgaste da coluna, escoliose (desvio para o lado) ou cifose (desvio para frente).

14867787

Deixe um comentário