Economia Saúde Últimas Notícias

Diet ou light?

Nas prateleiras dos supermercados é possível encontrar uma infinidade de alimentos e bebidas com os rótulos indicando Diet ou Light, a exemplo de leites, iogurtes, adoçantes, requeijão, refrigerantes e barras de cereais. Enfim, na hora da compra sempre surge a dúvida sobre os alimentos Diet ou Light, pois a maioria das pessoas não sabe o que significam estes termos ou fazem confusão entre eles, afirmando erroneamente que são sinônimos.

Diet corresponde aos produtos isentos de determinado nutriente, como o glúten, o açúcar, o sódio, ou o colesterol, por exemplo. São alimentos destinados para um grupo específico, como os diabéticos, cardíacos ou os alérgicos a glúten (celíacos).  Enquanto que o Light é o produto com uma redução de no mínimo 25% de um determinado nutriente.

Por isso, esses alimentos não têm como finalidade atender as necessidades dietoterápicas, nem são indicados para dietas específicas. Os alimentos são classificados como Light, quando houver uma redução de pelo menos 25% da quantidade de um determinado nutriente e/ou calorias, em relação ao produto tradicional. No caso de alimento sólido, no que se refere às calorias, o valor total da redução deve ser no mínimo de 40 calorias para cada 100g de alimento. Para alimentos líquidos, esse valor diminui para 20 calorias.

Não exagere no consumo de adoçantes, mesmo que sejam Diet ou Light. Prefira ingerir pouco açúcar, em vez de quantidades excessivas de adoçantes. A redução de gorduras nos alimentos Light é melhor para a saúde do que o consumo do os tradicionais.

Nutricionistas recomendam que se deve verificar no rótulo dos produtos Diets, se foram retirados determinados nutrientes. A utilização desse termo, por si só, não é suficiente para que o consumidor identifique o perfil do produto. Fique atento, ainda, pois essa isenção de nutrientes não corresponde a redução de calorias. Na composição de um chocolate diet, por exemplo, não tem açúcar, mas possui gordura em sua composição, tornando-se, assim, calórico. Existem também certos adoçantes Light que podem colocar em risco a saúde de pessoas diabéticas, pois contêm açúcares em sua composição.

Na hora de adquirir esses produtos, observe a composição, o grau de calorias que cada um tem e a quantidade de aditivos químicos. Em caso de dúvida, procure um profissional habilitado. O indicado para uma alimentação saudável é sempre dar prioridade para os alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes e consumir os industrializados com moderação.

 

 

 

Deixe um comentário