Educação Política Últimas Notícias

Doriel Barros anuncia propostas em defesa do trabalhador rural

O deputado Doriel Barros (PT) usou a tribuna, durante o Grande Expediente desta quarta (26), para anunciar três projetos de lei em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. As matérias, a serem apresentadas pelo parlamentar, tratam da instituição de um dia estadual para o segmento, da criação do Polo de Leite e Derivados do Agreste Meridional e de modificações no programa Chapéu de Palha. “São propostas importantes para o fortalecimento do campo”, observou.

O petista vai sugerir que o Dia Estadual do Trabalhador e da Trabalhadora Rural seja comemorado em 19 de abril, data da morte do primeiro agricultor familiar a se tornar deputado estadual, Manoel José dos Santos, falecido em 2015. “Segundo dados das entidades, existem mais de 1,1 milhão de pessoas na agricultura familiar de Pernambuco e outros 110 mil assalariados, sem contar as categorias em fase de organização. São esses homens e mulheres que colocam alimento na mesa de toda a sociedade Pernambucana e que nós queremos reconhecer.”

A segunda proposição foi resultado de audiência pública com produtores de leite e agricultores familiares realizada, neste ano, no município de Águas Belas (Agreste). “Naquela oportunidade, fizemos o compromisso de criar o Polo de Leite e Derivados do Agreste Meridional. Hoje apresentei o projeto de lei à Casa, envolvendo 21 municípios”, relatou. “O objetivo é fortalecer e ampliar a produção de leite, atualmente um dos principais suportes econômicos dessa mesorregião, que responde por 52% do que é produzido no Estado.”

Por fim, a matéria referente ao Chapéu de Palha promove alterações no programa, entre elas a desvinculação do Bolsa Família e a possibilidade de mais de uma pessoa da mesma família receber o incentivo estadual. Doriel explicou que os beneficiários do Bolsa Família não recebem o valor integral do Chapéu de Palha, de R$ 270, durante a entressafra. “Ao mesmo tempo, vamos trabalhar com o Governo do Estado a possibilidade de aumentar o valor, lembrando que, quando foi criado pelo saudoso Miguel Arraes, equivalia a meio salário mínimo.”

BASE - Parlamentar saudou representantes da Fetape e da Fetaepe, que acompanharam a Reunião Plenária nas galerias. Foto: Jarbas Araújo

BASE – Parlamentar saudou representantes da Fetape e Fetaepe, que acompanharam a Reunião Plenária nas galerias. Foto: Jarbas Araújo

O parlamentar saudou representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetape) e da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais (Fetaepe) do Estado, que acompanharam a Reunião Plenária nas galerias. “Espero dialogar e buscar contribuições dos colegas desta Casa para que a gente possa fazer com que o campo seja cada vez mais valorizado pela sua capacidade de produção e de geração de emprego”, disse.

O discurso foi aparteado pelos colegas, que elogiaram as iniciativas. “O que você está fazendo é uma prestação de contas identitária com as suas raízes, com sua trajetória de luta e com aquilo que esse Poder pode fazer pelos trabalhadores e as trabalhadoras rurais e os assalariados”, afirmou Teresa Leitão (PT). Já Dulcicleide Amorim (PT) destacou a questão da inclusão do setor pesqueiro da modernização do Chapéu de Palha. “A pesca artesanal está presente em 57 municípios do Estado”, informou.

Por sua vez, Henrique Queiroz Filho (PR) ressaltou as dificuldades do segmento. “Não só na área canavieira, o período de entressafra esfria bastante a oferta de emprego, renda e qualidade de vida da nossa população”, observou. “Acreditando na agricultura familiar, traçaremos metas para defender os direitos do povo.” O pronunciamento ainda recebeu apoio dos deputados Diogo Moraes (PSB), José Queiroz (PDT), João Paulo (PCdoB),Roberta Arraes (PP) e Alberto Feitosa (SD).

Deixe um comentário