Educação

Em PE, mais de 80 municípios estão abaixo da média do Estado no Ideb; confira a lista

Blog do Jamildo

Pernambuco teve um excelente desempenho nos números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio, divulgado no dia 5 deste mês. O Estado saltou 12 posições e ficou em 4º lugar, assim como Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Apesar disso, os dados da rede pública no ensino fundamental (os primeiros anos da vida escolar) ainda deixam a desejar.

Segundo dados do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Pernambuco está à frente apenas de sete estados nas séries iniciais do fundamental e de cinco nas séries finais. A nota máxima na avaliação do Ideb é 6, que corresponde ao coeficiente de países desenvolvidos. A expectativa do MEC é que o Brasil atinja este patamar até o ano de 2022.

IDEB – Anos Inicias do Ensino Fundamental 

Nos primeiros anos do fundamental, as cidades que obtiveram as piores notas foram Orobó (2,6) e Caetés (2,9), no Agreste, e Aliança (3,0), na Zona da Mata  Os municípios são governados respectivamente por Cléber José (PSD), Armando Duarte (PTB) e Cláudio (PSB). Já nos anos finais, os piores números ficaram com Primavera (2,2), Água Preta e Amaraji (ambas com 2,4), na Zona da Mata, e Itaíba (2,3),  no Agreste.  Os prefeitos são Severina Moura (PRTB), Eduardo Passos (PSB), Jânio Gouveia (PR) e Juliano Nemésio (PSDB), respectivamente.

Deixe um comentário