Destaques Economia Sem categoria Últimas Notícias

Eventos geram oportunidades para empresários e ressaltam a cultura da Mata Norte e Agreste

feira

O município de Paudalho sedia o 2º Festival de Negócios da Mata Norte e a 1ª Feira Multicultural dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional. O encontro acontece entre os dias 24 a 26 de novembro, das 9h às 22h, no Parque de Eventos Beira Rio, no centro da cidade. Na programação estão palestras, oficinas, consultorias individuais, feiras de negócios, apresentações culturais e espaço para lazer. O evento pretende criar oportunidades para geração de novos negócios, apresentar tendências de mercado na região e gerar visibilidade aos empresários participantes dentro de seus respectivos segmentos, bem como ressaltar o potencial cultural local através da produção literária, de artesãos, de grupos de dança, entre outros. A realização é uma ação integralizada com o SEBRAE, Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco e o Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional (COMANAS).

A programação inicia no dia 24 de novembro, com o Seminário Compras Institucionais e Agricultura Familiar da Mata Norte. Entre os temas em destaque, estão o “Papel dos Tribunais de Contas na aplicação da Lei Complementar n.º 123/06”, com representantes do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e “Oportunidade de Negócios nas Compras Públicas, com Fernando Clímaco, Gerente de Políticas Públicas (SEBRAE/PE). Entre os convidados estão o Prefeito de Campo Verde, no Mato Grosso, Fábio Schroeter, que apresenta o Programa Licita Campo Verde. O tema “Compras Públicas e a Agricultura Familiar” será abordado pelo Consultor SEBRAE, Luis César Pivovar. A Apresentação de Resultados do Programa Regionalização da Alimentação Escolar fica sob responsabilidade de Vera Cutz e Valdistela Cahu, Consultoras SEBRAE/PE. Em pauta ainda, nos dias 25 e 26, com outras abordagens sobre Empreender, atender e negociar no Campo e haverá ainda um Espaço Literário Infantil com Leleque (Professora Joséilia Moura), Maria José de Barros e Joice Andrade (Contação de Histórias) e Simone Guerra (Pintura Infantil).

No Espaço Literário Adulto, a União Carpinense de Escritores e Artistas (UCEA) realiza apresentações com os escritores e poetas Leonildo Carneiro, Maria José Barros, Joseane Rocha, Elias Gonçalves, Isaac Tranquilino, Ivanildo Leite, Alcilene Silva e Ivaldo Batista. Presença do Jornal Voz do Planalto.

As produtoras culturais Joice Andrade, Joseane Rocha e Maria José de Barros realizarão as palestras abordando o resultado de suas pesquisas e projetos com os temas: “A Flor do Mamulengo” e “Influências Linguísticas Africanas na linguagem coloquial”, fruto de um trabalho de pesquisa, e “Lagoa do Carro, a cidade que tece com fios suas histórias”, publicada em um capítulo do livro Tessitura de Saberes. Está previsto ainda a Oficina de cordel com Ismael Gaião. Em todos os dias haverá declamação.

Durante os três dias do evento, funcionam o Espaço Artesanato com oficinas de Tapeçaria – Mestres tapeceiras de Lagoa do Carro, de Rabeca – Mestre de Ferreiros e  de Olaria – Mestre Oleiro Daniel Pereira de Salgadinho. Além do palco principal com shows culturais com Jessier Quirino, Orquestra Filarmônica 20 de Dezembro – Feira Nova, Orquestra da Sociedade Artística e Cultural 22 de Novembro – Paudalho, Miro Bonequeiro e Bloco Lira de Carpina, além da Banda de Pífano Os Canavieiros – Passira, Maculêlê infantil – Condado, Ciranda do Salobra – Salgadinho, Os Saltimbancos – Lagoa do Carro e o Coco de Roda – Tracunhaém.

Confira a programação completa:

programacao

Deixe um comentário