Destaques Educação Últimas Notícias

Grupo Reflorestando Carpina promove Semana da Árvore

No período de 18 a 21 de setembro, a cidade de Carpina vivenciou a “Semana da Árvore”. O evento contou com diversas atividades na Praça Joaquim Nabuco, no centro da cidade. A ação é uma iniciativa do Grupo Reflorestando Carpina, em parceria com a Prefeitura Municipal, através de suas Secretarias de Meio Ambiente e Secretaria de Educação.

Na ocasião foi instalada uma tenda na primeira praça, com stands montados para doação de mudas, venda de flores, produtos orgânicos, alimentos vegetarianos, apresentações artísticas; palestras e oficinas gratuitas sobre correto descarte e reaproveitamento do lixo, poda, bonsai, adubo orgânico e enxerto; além de um espaço reservado para o Grupo de Apoio aos Animais de Carpina (Gadac), com diversos animais para adoção.

Também foi realizado um concurso entre escolas da rede pública municipal carpinense. Os alunos de cada unidade educacional confeccionaram terrários e apresentarem na quinta-feira (19), a partir das 8h30, sendo a escolha por voto popular. O colégio vencedor foi a Escola Estadual Aluísio Germano e como premiação receberá a implantação de um lindo jardim ou a reforma da área verde do local, caso a escola já possua.

O evento é alusivo ao Dia da Árvore, comemorado nacionalmente em 21 de Setembro, e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente, do combate ao desmatamento, queimadas e conservação da fauna e flora.  A programação iniciou na quarta- feira (18) com um Sarau Poético na Praça Joaquim Nabuco.

A idealizadora e presidente do Reflorestando Carpina, Alcilene Angelina Melo, avaliou como positivo o evento e explica que “tivemos uma intensa vivência voltada para conscientização da importância de cuidar do meio ambiente. Foram apresentadas oficinas, palestras, distribuição de mudas de diversas espécies de plantas da mata nativa mais de 500 mudas foram distribuídas durante esses dias”. Ela comenta ainda o sucesso da programação, na qual contou com um Sarau promovido pela União Carpinense de Escritores e Artistas (UCEA) e  a Associação Literária e Artística Carpinense (ALAC), apresentação cultural, poesias, músicas, apresentação do bloco carnavalesco Lira do Carpina.  “Tivemos feira de produtos orgânico e produtos fitoterápicos. Além de uma atuação diária do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Municipal.  Participação dos escoteiros com palestra para toda a população. Concurso do Melhor terrário com as escolas da rede pública e privada”, comenta Alcilene. Na sua avaliação “foi uma semana intensa e gratificante para todos que participaram de uma forma direta”.

Iniciativa– O projeto ambiental Reflorestando Carpina iniciou suas atividades em março deste ano e já conta com a participação de colaboradores de vários segmentos. As ações já realizadas são os plantios simbólicos nas escolas com palestras de conservação e respeito ao Meio Ambiente, plantio de mudas de árvores em calçadas e canteiros de praças, bem como o auxílio no replantio a área de reflorestamento de Pindoba. “É de fundamental importância a conservação, respeito e cuidado com o meio ambiente, não só em nosso município, também em todo o estado e no mundo. A natureza grita para que o homem pare de maltratá-la”, destaca Alcilene Angelina. Entre as próximas ações, está o estabelecimento de um jardim botânico, além de catalogar as nascentes de Carpina e fazer matas ciliares para a proteção, entre outros trabalhos a longo prazo.

Deixe um comentário