Destaques Educação Últimas Notícias

História de Carpina é narrada em livro

Este ano Carpina completa 90 anos de emancipação política. Para celebrar o momento, o Jornal A Voz do Planalto estará publicando um livro com o relato, desde o processo de formação do município, passando pelo seu progresso e os últimos fatos que se tornaram história.

Através do Projeto de Democratização Cultural – Carpina 90 Anos, será realizado um registro histórico, econômico, cultural, turístico, religioso, político e geográfico do município. O conteúdo compreende quase 300 anos de história com início no século XVIII até os dias atuais.

Coordenada por Ramos Silva, a proposta está sendo escrita pelos jornalistas Paulo Ferreira, Sivaldo Venerando e Josi Marinho, e tem previsão de ser publicada em agosto. A ideia surgiu a partir da necessidade de se produzir um projeto completo sobre a história de Carpina e que possa contribuir como fonte de pesquisa, em relação ao pouco acervo de material sobre o assunto. “Notamos que o desmembramento do território, que pertencia a Nazaré da Mata e a Paudalho, para a formação de Carpina, compreende um período muito importante para o contexto regional do Estado de Pernambuco. Por isso, debruçamo-nos nessa pesquisa para inserir a evolução de Carpina entre os registros de grande relevância. Para isso, os escritos contidos em antigos jornais e publicações de autores como Maria de Jesus, Luiz Maria de Vasconcelos, Teresa Cisneiros e outros, serviram-nos de norte”, explica Sivaldo Venerando.

A pesquisa está sendo desenvolvida desde fevereiro de 2015, a partir de consultas a publicações históricas, entrevistas com antigos moradores e visitas a instituições com acervo público. Com esse cruzamento de dados e registros históricos, está sendo possível narrar a trajetória para a formação de Carpina. O diferencial do trabalho é a linguagem empregada e a extensão da abordagem.

“Com o conteúdo deste livro, acreditamos estar dando mais uma forte contribuição ao município de Carpina, através de um veículo de comunicação que tem trajetória consolidada na cidade”, acrescentou Sivaldo. O conteúdo traz informações, personagens e narrativas surpreendentes e descreve com detalhes um panorama do desenvolvimento da inicial Chã do Carpina e os fatores que contribuíram para a atual concepção do município.

Deixe um comentário