Saúde Últimas Notícias

Hospital faz mobilização pelo Maio Amarelo

O Hospital Miguel Arraes (HMA) está envolvido nas atividades do chamado “Maio Amarelo”, mês escolhido para chamar atenção sobre os acidentes de trânsito, com o objetivo de reduzir o número de vítimas. Localizado na bifurcação da PE-15 com a BR-101, em Paulista, o HMA é referência em Traumato-Ortopedia, Cirurgia Geral e Clínica Médica e, por isso, a unidade de saúde mais procurada pelas vítimas de acidentes de trânsito ocorridos na região.

No ano de 2015, o HMA notificou 1.251 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, sejam com carros, motocicletas, bicicletas ou pedestres. Porém, os acidentados com motos lideraram os registros: foram 959 casos, 76,7% do total. Desses, 88,9% foram do sexo masculino, com idades entre 20 e 39 anos. A maior parte das notificações com motociclistas ocorreu por colisão/ abalroamento (586) e, em 19,9% dos casos, o motorista estava sem habilitação. De acordo com o Núcleo de Epidemiologia e Informações Hospitalares (NEPI/ HMA), apenas um óbito dentre as vítimas de acidentes com motos foi registrado no ano passado. Porém, o setor não dispõe de dados sobre vítimas com membros amputados devido à gravidade do acidente.

Este ano, os números não diferem muito. De janeiro a abril de 2016, o HMA registrou 423 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito. As motocicletas continuam sendo as principais vilãs. Foram 303 notificações de acidentes com motociclistas e o perfil é o mesmo: a maior parte do sexo masculino, entre 20 e 39 anos e sem habilitação. Até agora não houve registro de mortos.

De acordo com o cirurgião Petrus Lima, diretor médico do HMA, somente no ano passado, mais de 4.700 cirurgias em traumato-ortopedia foram realizadas, grande parte atendendo vítimas de acidentes de trânsito. “Os dados são preocupantes. É importante que o motorista entenda o quanto é necessário dirigir com cuidado e atenção, principalmente os motociclistas. E não esquecerem os equipamentos de segurança, a exemplo do capacete”, analisa Petrus.

Durante este mês de maio, o Serviço Social do HMA vem realizando sensibilizações nos setores do hospital, junto a funcionários, acompanhantes e pacientes, com relação à prevenção de acidentes de trânsito. Esse também será o público-alvo do encerramento das atividades no próximo dia 31, com a palestra “Trânsito Seguro”, no auditório, e a presença de orientadores do Detran/PE.

Deixe um comentário