Destaques Política Últimas Notícias

Nazaré da Mata festeja 184 anos de emancipação política

nazaré

 A Capital Estadual do Maracatu celebra nesta quarta- feira (17) 184 anos de emancipação política. Para festejar a data acontece o hasteamento dos pavilhões na sede da prefeitura e na ocasião serão homenageados o pároco da cidade, José Nivaldo, a comerciante Maria José, e o empresário da Cerâmica Caciculé, Roberto Tavares. Em seguida as bandas Capa Pode e Revoltosa mantém a tradição e tocam homenageando Nazaré da Mata.

A programação segue pela manhã com a final do campeonato de futebol rural no distrito de Camarazal. Haverá ainda uma corrida de ciclistas e também de pedestres pela área central da cidade e na sociedade Nova Esperança será realizado um torneio de dominó.

Está previsto um torneio de futsal intercolegial no ginásio de esportes Alcedo Oliveira Lira, às 14hs.  A Missa da Emancipação acontece na Catedral de Nazaré da Mata, às 19hs.

O território onde atualmente está localizada a cidade de Narazé da Mata era chamado de Lagoa D’Antas. O povoamento de Nazaré teve início no século 18, numa propriedade onde foi edificada a capela de Nossa Senhora da Conceição. Em homenagem à santa, a localidade passou a chamar-se de Nossa Senhora da Conceição de Nazaré.

Com o título de Capital Estadual do Maracatu, o município reúne o maior número dessas agremiações. Entre os destaques estão o maracatu formado apenas por mulheres, o Coração Nazareno, e o mais antigo em atividade no Brasil, o Cambinda Brasileira.

Devido o feriado, o comércio, rede bancária e repartições públicas e privadas estão fechadas, apenas os serviços essenciais como saúde e segurança pública permanecem funcionando.

 

Deixe um comentário