Política Saúde Últimas Notícias

Parlamentar elogia pagamento de cirurgia para jovem pernambucano com doença rara

Decisão da Justiça que reconheceu ao jovem vitoriense Weverton Fagner, 18, o direito de ter tratamento nos Estados Unidos custeado pelo SUS rendeu discurso do deputado Henrique Queiroz (PR), durante a Reunião Plenária desta quarta (25). O parlamentar aproveitou o episódio para defender a importância de o Poder Legislativo destinar mais recursos para a Saúde, e elogiouemenda ao Orçamento Anual nesse sentido, apresentada por Priscila Krause (DEM) e aprovada na Comissão de Finanças nesta manhã.

O caso de Weverton – que precisava de R$ 3,5 milhões para pagar sua cirurgia – ganhou repercussão na imprensa e, segundo Queiroz, contou com apoio de toda a população de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata Sul, para arrecadar recursos. O rapaz sofre de uma grave e rara doença no intestino, para a qual não existe tratamento no Brasil. “Os próprios profissionais do SUS recomendaram que a família procurasse a Justiça, porque somente com medida judicial seria possível liberar o valor”, relatou o republicano.

O deputado Joaquim Lira (PSD), que também representa a região, comemorou a decisão. “O jovem estava padecendo, e o hospital onde ele está internado não tinha o que fazer”, disse. “Weverton embarcará nos próximos dias para Miami, e nós estamos assegurando que o visto seja concedido com a maior brevidade possível”, afirmou.

EMENDA AO ORÇAMENTO – Henrique Queiroz valeu-se do caso para pedir mais dinheiro para a saúde no Estado, “assim, medicamentos especiais estarão disponíveis para aquelas pessoas que não têm condições de comprar”. O deputado disse que a campanha por Weverton motivou seu voto favorável à emenda de Priscila Krause (DEM), acatada pela Comissão de Finanças, que remaneja recursos da publicidade para o setor de saúde, no Projeto de Lei Orçamentária Anual. Em aparte, a democrata acompanhou o posicionamento de Queiroz, e sustentou que os parlamentares devem “garantir orçamentos maiores para as áreas mais sensíveis à população”.

Deixe um comentário