Política

Simone Santana defende investimentos na primeira infância

Os desafios que o Estado de Pernambuco e o Brasil têm em relação aos cuidados com a primeira infância foram tema do discurso de estreia da deputada Simone Santana, do PSB, na tarde desta terça (24/2), na Assembleia. A parlamentar, que é médica pediatra, disse que é prioridade de seu mandato unir forças em torno de uma articulação entre os três níveis de governo em favor de políticas públicas mais efetivas de proteção à primeira infância.

Simone Santana lembrou que foi gestora do Programa Mãe Coruja em Ipojuca, e demonstrou preocupação com os chamados Filhos de Suape, gerados por meninas de 13 a 17 anos, de pais desconhecidos. A deputada também destacou os avanços obtidos pelo País, a partir de 2006, com uma série de ações que ajudaram o poder público a despertar a atenção merecida sobre o tema. Mas ela alertou para a necessidade de que a igualdade de direitos se torne realidade para meninas e meninos brasileiros. 

Simone ainda sugeriu que o Legislativo pernambucano acompanhe o orçamento e a execução de políticas públicas que beneficiem a primeira infância. A deputada acrescentou que é importante cuidar da família, promover o aumento da escolaridade materna, fazendo convergir ações de proteção e acompanhamento da saúde com as de geração de emprego e renda.

Em aparte, os deputados Miguel Coelho, do PSB, Pastor Cleiton Collins, do PP, Antônio Moraes, do PSDB, e Zé Maurício, do PP, parabenizaram a parlamentar pela eleição para a presidência da Comissão da Mulher e pela atuação à frente do Projeto Mãe Coruja, em Ipojuca. 

Professor Lupércio, do solidariedade, Odacy Amorim, do PT, Lucas Ramos e Raquel Lyra, do PSB, também parabenizaram a deputada pelo discurso e lembraram dos perigos que rondam a infância, e dos desafios da educação infantil com a implantação de escolas e creches de tempo integral. Eduino Brito, do PHS, lembrou que existem duzentas mil crianças e adolescentes fora da escola em Pernambuco.

Deixe um comentário