Esportes

STJD retira 21 pontos do América-MG na série B

Gésio Passos* – Portal EBC15.09.2014 – 22h25 | Atualizado em 15.09.2014 – 22h33

O América Mineiro foi julgado nesta segunda, 15, pela Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por escalação irregular do lateral Eduardo. O clube foi punido pela perda de 21 pontos e multa de R$ 4 mil por escalar irregularmente o atleta em quatro partidas da Série B. O América ainda pode recorrer da decisão.

O clube mineiro contratou Eduardo após o jogador atuar em duas partidas pelo São Bernardo na Copa do Brasil e outras seis pela Portuguesa, também pela Série B. O  Regulamento Geral das Competições da CBF, modificado em 2013, não permite que um atleta jogue em mais de dois clubes em qualquer competição nacional organizada pela Confederação.

Em nota oficial, o América afirma que recebeu “com surpresa o resultado não unânime de 4 a 1 que o condenou”, mas reitera sua confiança no STJD. O clube afirmar que irá “interpor imediatamente pedido de Efeito Suspensivo e Recurso ao Pleno do STJD” e caso seja necessário levará o caso até a Fifa, já que regulamento da federação internacional permite que um jogador atue por mais de dois clubes em competições diferentes.

Eduardo jogou apenas contra o ABC, partida que o América venceu por 1 a 0, mas esteve no banco de reservas em outras três partidas, contra Paraná, Oeste e América/RN. A penalização somou três pontos por jogo em que o atleta esteve inscrito e mais nove pontos pelos resultados conquistados pela equipe. Com a punição, o clube passa para a lanterna da Série C com 12 pontos.
Com informações do STJD e do América Mineiro

Deixe um comentário