Destaques

Timbaúba investe na Agricultura familiar

A Prefeitura de Timbaúba, através da Secretaria de Comércio, Agricultura e Pecuária, desenvolve parcerias com Secretaria de Agricultura do Estado de Pernambuco, IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco) e Prorural (Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural) buscando integrar cada vez mais o homem do campo aos novos mecanismos de produção e integração no mercado.

Os timbaubenses – Aldair Souza Freire (Secretaria de Agricultura), Nelson Barbosa (Associação do Sítio Sossego) e Alberto Ferreira (Serra Velha) representaram Timbaúba na “Reunião de Território de Tubérculos e Raízes”.

O último encontro realizado em Nazaré da Mata no Colégio Municipal Dom Mota, teve o objetivo de discutir as bases para composição do grupo gestor dos recursos serão administrados após o processo de formação oficial território. Concluído o processo, onze cidades irão compor este grupo de gestores e estarão associados a instituições para prestar serviços de acordo com suas finalidades.

Além desse evento, outro de grande importância aconteceu no mês de dezembro, o VII Seminário de Extensão Rural em Pernambuco durante dois dias em Gravatá. Os temas abordados foram com base na agricultura familiar, o uso sustentável do solo, erradicação da pobreza, II Olimpíada da Extensão Rural em Pernambuco, cultura e troca de experiências.

Um dos destaques timbaubenses neste VII Seminário foi o convite ao senhor Duda Ferreira, agricultor e liderança da classe, residente na localidade de Serra Velha, a participar da mesa redonda por ter vastos conhecimentos na área da agricultura e experiência positiva na com a agricultura familiar.

Os processos de produção nas terras do senhor “Duda” já chamaram a atenção da região e chegou a receber a equipe da TV RIT para a produção de 05 documentários acerca da produção de inhame, batata doce, macaxeira e produção de frutas. Segundo ele, o apoio da Secretaria de Comércio, Agricultura e Pecuária e do IPA foram fundamentais para que tudo progredisse ainda mais, como por exemplo, a presença de dois técnicos sempre a disponíveis, distribuição de sementes de qualidade e as capacitações que somam a experiência ás tecnologias atuais. Declarou: “Sofremos muito antes, era sempre o eu, e hoje somos nós. Se o homem do campo não planta, o da cidade não janta…”.

Com o fluxo constante de atividades, mesmo no mês de janeiro, a secretaria já encaminhou pessoalmente através do representante Aldair, as solicitações de transportes para a o Estado, para os próximos eventos. O próximo será o 15º EPO (Encontro de produtores Orgânicos) na cidade Ribeirão.

O evento possui visibilidade nacional e tendo critério de seleção dos participantes. Timbaúba mais uma vez sai na frente com agricultores selecionados.

Deixe um comentário