Destaques Entretenimento Últimas Notícias

Bordados, cachoeiras e raízes musicais: três cidades com atrações o ano inteiro

Estamos em pleno Agreste Pernambucano. A região tem de tudo: cachoeira, barragem, sítio arqueológico, fazendas de criação e engenhos. E a lista não acaba por aí! Nas cidades de Limoeiro, Feira Nova e Bom Jardim, os visitantes podem usufruir da deliciosa comida regional e adquirir peças de artesanato diversificadas, que mesclam lindos bordados, trabalhos com casca de mandioca e até jornal.

Vamos conferir um pouco sobre as atrações que são destaque em cada um desses destinos.

Limoeiro e passeios históricos

Chegando na cidade de Limoeiro, que fica a 72 km do Recife, é possível fazer diferentes passeios que estão ligados a nossa história. Do ciclo algodoeiro, passando pelos engenhos e aos antigos coronéis, o município oferece opções que encantam os olhos e estimulam também aprendizados culturais.

 — Foto: Acervo/Empetur

Programação não vai faltar: os visitantes podem admirar a Serra do Redentor, ou aprender um pouco sobre as rotinas nas fazendas de criação. Além disso, tem também a possibilidade de visitar os engenhos de açúcar, a famosa prainha e o povoado do Ribeiro do Mel.

 — Foto: Acervo/Empetur

Ainda pela cidade, vale a pena conhecer seu encantador roteiro religioso, com destaque para a Igreja Matriz de N. Sra. da Apresentação, e o seu Mercado Público. Este último ponto é parada obrigatória para quem não abre mão de conhecer os charmosos e diversificados produtos do artesanato em madeira, couro e barro, além, é claro, dos bordados.

 — Foto: Acervo/Empetur

As belezas do artesanato de Feira Nova

 — Foto: Acervo/Empetur

A apenas um quilômetro de distância de Limoeiro, está a cidade de Feira Nova. No mapa, ela fica a exatos 73 km da nossa capital. Lá, é principalmente o artesanato que dita o ritmo dos passeios turísticos.

Afinal, os bordados e os trabalhos com jornal, borracha e casca de mandioca enchem de orgulho os seus moradores, e apaixonam os visitantes da região. A maior parte desses produtos de artesanato pode ser encontrada na famosa Feira Nova.

Além disso, o município tem a produção da farinha de mandioca como atividade econômica primordial. Por isso, foi criada a badalada Trilha da Farinha. O evento conta com participação de mais de 200 motoqueiros, que se aventuram em uma prova de 50 km de extensão e passam pelos municípios de Limoeiro, Passira e Glória do Goitá.

Bom Jardim e suas experiências gastronômicas

Nossa rota por esse trecho do Agreste Pernambucano termina em Bom Jardim. A apenas 95 km do Recife, tem-se uma paisagem já bem diversa: de um lado, a Cachoeira da Paquevira, do outro, está o Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo. Esses dois pontos turísticos da cidade exploram as suas belezas naturais, que são também muito aconchegantes.

 — Foto: Acervo/Empetur

Os passeios pelo município ainda podem incluir idas às pedras do Navio, do Índio e de Nossa Senhora de Lourdes. Nesta última pedra, estão abrigados um cruzeiro e um santuário.

 — Foto: Acervo/Empetur — Foto: Acervo/Empetur

Outros marcos que valem a pena conhecer, em Bom Jardim, são o mirante do Derbi, a Barragem Pedra Fina e os charmosos exemplares da arquitetura civil espalhados pela cidade.

Bom Jardim é conhecida também pelas suas manifestações folclóricas e pela deliciosa experiência gastronômica, rica em pratos regionais e chupetinhas de açúcar.

Por fim, não se pode esquecer o primoroso artesanato local, com destaque para as bijuterias com pedras semipreciosas, que são comercializadas na cidade.

Esses três destinos são de fácil acesso e perfeitos para serem desfrutados juntos, por sua proximidade. Com atrações diversificadas, é possível encontrar programações atraentes durante todo o ano, sejam eventos religiosos, artísticos ou esportivos.
*Fotos: Acervo Empetur/ PE

Deixe um comentário